sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PLANO DE AULA (METADADOS)

AUTOR: LUCIARA STELLA RODRIGUES DE SOUZA
ESTRUTURA CURRICULAR
NÍVEL DE ENSINO: Educação Infantil      

COMPONENTE CURRICULAR:
·        Linguagem oral e escrita: falar e escutar
·        Movimento: expressividade e coordenação
·        Arte: o fazer artístico

DADOS DA  AULA:
A música e as brincadeiras ajudam no desenvolvimento mental das crianças, além de estruturar a capacidade do aluno de criar. Melhora o raciocínio, percepção, domínio motor e a imaginação.
Com esta aula o aluno poderá:
·           aprender a ouvir, cantar e valorizar a cultura popular;
·           desenvolver as potencialidades cognitivas e afetivas;
·           desenvolver a atividade corporal e a coordenação motora;
·           exercitar a memória e a inteligência;
·           explorar e identificar elementos das músicas e brincadeiras para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 5 dias

DESENVOLVIMENTO:
·         1º DIA: Os alunos assistiram ao vídeo da música “A GALINHA PINTADINHA”, depois cantaram e fizeram os gestos. Em seguida fizeram a pintura da Galinha Pintadinha.
Decidimos fazer uma pesquisa de campo com seus familiares sobre cantigas e brincadeiras de roda, cada aluno levou para casa um questionário com perguntas sobre o assunto.
·         2º DIA: Considerando a pesquisa fiz um levantamento das brincadeiras e cantigas mais citadas  e convidei uma das mães para ir à escola para participar da aula.
·         3º DIA: A mãe convidada realizou as brincadeiras e cantigas juntamente com os alunos.
·         4º DIA: Trabalhou-se com a música “A LINDA ROSA JUVENIL” afim de preparar uma encenação para ser apresentada aos alunos da escola.
·         5º DIA: ENCENAÇÃO DA MÚSICA “A LINDA ROSA JUVENIL”.

AVALIAÇÃO:
Analisar se a criança:
·         relata os fatos sobre as brincadeiras de infância dos pais;
·         ouviu e cantou as músicas ensinadas;
·         realizou as brincadeiras com interesse, desenvoltura e respeitando as regras;
Considerar:
·         qual a brincadeira que mais gostou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário